segunda-feira, abril 02, 2012

Filosofia, a paixão da mente.


   Saudações, ser lírico, que diante do mundo erudito se vê perdido entre uma realidade simples e contemporânea sobreposta a uma realidade antiga e complexada, retorcida pela preguiça e pela má vontade.
Culpa daqueles professores, FDP, que não soube cativar em você a arte do “problematizar”...
Conheço um mar de gente que reclama da filosofia, achando que filosofia é história ou encheção de lingüiça. Mas como é possível reclamar de algo tão cativante, elástico e divertido? A disciplina mais indisciplinada de todos os tempos. Mãe de todas as ciências, uma rebelde que se faz adaptada a qualquer pensamento, ao mesmo tempo em que polemica tão convergente que se torna incapaz de ofender ou elogiar. Como é possível odiar a única matéria que lhe da à chance de você ser quem você é. Pensar como desejas pensar, sem se preocupar com formulas, regras e soluções... Qual o sentido em odiar a mais bela e simples faculdade mental que você usa no seu dia a dia e não percebe? Ela só se preocupa em buscar...


Buscar o que? Ai fica ao seu critério, entre as tantas filosofias existentes, com certeza alguma lhe fará o maior sentido. Desde que se baseiam na desconstrução da retórica de Sócrates, á que explica o mundo pela razão de Aristóteles. Existem tantas visões filosóficas, entende-las é um exercício da compreensão, a vivência através do esforço mental, a arte do pensar.



Você já parou para pensar, porque está arte que foi tão importante na construção da sociedade moderna, hoje, não é requisito nas escolas? Parece que os moldes da educação se esforçam em ensinar “história antiga” mascarando maneira prolixa esse estudo apresentada como vã filosofia. Visível esforço para fazer todos odiarem a filosofia...
Indago você querido leitor. Sabe por que a miséria não acaba? É porque ela dá lucro... E quando te transformam em estatística; cabeça de gado para político, eles adquirem o controle sobre você, ser manipulado. Somos apenas números, que geram cifras na mão dos corruptos.
Todos querem mudar o mundo, mas quem quer mudar a si mesmo? Alguns apelam para uma fantasia onírica onde o sofrimento na terra é a justificativa para se obter um passaporte a uma ilha paradisíaca, perante nossa mediocridade, até que esse pensamento é uma tentativa justa dentro de cada “Self” para aliviar nossa barra, quem quer ser considerado um otário nesse mundo dos espertos?



Pois é visível que nesse estado mórbido que vive a sociedade. Dentro do nosso acomodo, uma comorbidade nos estagna onde apenas acreditamos na busca material doentia, ou na busca espiritual tão doentia quanto seu oposto. E tudo se transforma em passageiro como nas propagandas de TV.
A filosofia foi tirada de nós, pois ela é o único instrumento capaz de revolucionar, e se os elitistas são do time campeão, em time que se esta ganhando não se muda, e você, vai aceitar ficar por baixo por quanto tempo?
A filosofia só pede para que você não tenha medo de pensar, que não aceite uma verdade inquestionável, porque aquilo que é real consegue passar pelo crivo da racionalidade. Dogmas são lacunas que podem ser justificadas por pessoas controladoras, regras e leis... Se liberte das amarras do homem para se tornar humano, questões podem nem sempre lhe trazer respostas, mas aceitar silenciosamente a dominância da corrupção não é postura humana, mas dos animais. Se não por você, por aqueles que você ama... Duvide, pense e viva. “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” – Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário